Tudo o que você precisa saber sobre as gaxetas

É inevitável não relacionar o segmento industrial a diversos processos complexos, assim como diversas máquinas e objetos necessários para a produção. E isso acontece porque é verdade. Não é nenhum segredo que as indústrias são exigentes e complexas, sendo necessários diversos equipamentos para a garantir a máxima qualidade naquilo que fazem.


Por isso, diversas soluções são oferecidas em cada caso. Para indústrias que lidam com gases, líquidos e sistemas de transporte de fluídos em geral, uma grande preocupação é a vedação. Isso porque vazamentos afetam a produtividade, qualidade, lucro, segurança dos funcionários e até mesmo a segurança do meio ambiente. 


Pensando nisso, uma solução muito aplicada e eficiente são as gaxetas. Esse produto é essencial para diversas indústrias e, se você ainda não sabe a sua importância, saiba que esse texto te traz respostas. Aqui você entenderá melhor sobre como as gaxetas funcionam, porque são tão importantes, como utilizá-las e onde encontrá-las.


Por isso, deixe para trás todo o mistério por trás desse importante equipamento de vedação. Continue lendo o texto e saiba mais. 

Antes de tudo, o que é vedação e qual a relação das gaxetas com isso?

A melhor forma de entender a grande importância é entendendo o que é a vedação exatamente e, assim, entender o que são as gaxetas e porque elas são tão úteis.


A vedação é, basicamente, o ato de impedir a passagem de uma substância para outro meio. É possível diferenciar os meios internos dos externos ou simplesmente ambientes que não podem ter contato com uma determinada substância. Por isso, a vedação consiste em compreender a capacidade de um sistema de garantir esse isolamento.


Como mencionado no início do texto, garantir a capacidade da vedação com o auxílio de materiais e objetos, como é o caso das gaxetas e retentores, por exemplo, é uma questão que não pode ser relevada.


Imagina uma indústria que lida com produtos químicos corrosivos ou gases com uma certa toxicidade não se importando com vedação? É um risco imenso para a saúde das pessoas e ecossistemas próximos. Isso sem falar nos prejuízos à propriedade industrial provenientes dessas falhas. 

Então, o que são gaxetas?

As gaxetas são juntas no formato de anéis feitas, geralmente, de borracha, plástico ou cordões embaraçados de fibra. A sua função é a de manter pressão na conexão entre duas peças diferentes, garantindo a vedação desse sistema e impedindo o fluído de escapar entre o espaço de conexão das peças em questão.


A sua importância resulta no sucesso desse esforço mecânico. Dependendo das suas características, poderá suportar sistemas de maior ou menor pressão, mas no geral podem manter a estanqueidade até mesmo em sistemas complexos.


São feitas no formato de anel justamente para garantir um encaixe adequado nesses sistemas. Mas é possível encontrá-las em formatos diferentes dependendo da utilização que forem ter. Além disso, o material no qual são fabricadas é pensado para garantir uma pressão e isolamento maiores no sistema. Essa é a função da gaxeta.


Fica claro, então, que as características das gaxetas podem variar muito dependendo da utilização a qual forem destinadas. Isso porque alguns sistemas exigem muita especificidade para sua aplicação, seja do material ou formato. É necessário compreender bem a sua demanda, quais as substâncias em questão e como funciona o sistema no qual a gaxeta será aplicada para garantir que você obtenha o melhor produto.


Assim, percebemos que as gaxetas são essenciais para garantir a estanqueidade um sistema, sendo capazes de aumentar consideravelmente a segurança oferecida na indústria.

Gaxetas

Gaxetas

Quais tipos de gaxetas existem? 

É difícil responder esse ponto da forma mais abrangente possível. Novamente, é possível encontrar esse equipamento com muitas variações no mercado. Apesar disso, tem utilizações das gaxetas que devem ser mencionadas por conta da sua importância.


Uma importante utilização das gaxetas além da vedação física é, também, o isolamento acústico ou térmico. Assim, existem modelos com elevada resistência dinâmica e, principalmente, térmica. Com essa resistência, podem ser instaladas, por exemplo, em fornos, estufas, tampas de cadinho, caldeiras, entre outros. 


São muito empregadas no isolamento de equipamentos em indústrias como petroquímica, alcooleira, siderúrgica, metalúrgica, entre outras. Outra importante utilização, como mencionado, é o isolamento acústico, que é muito importante em alguns serviços ou sistemas.


Por isso ressaltamos com tanta força nesse texto que é essencial conhecer bem a sua demanda. Essa é a única forma de garantir que você faça uma escolha adequada para a sua indústria, principalmente por esse ser um mercado tão rico de opções.

Acessórios para gaxetas

Por conta da importância inquestionável desse equipamento na indústria,  existem diversos acessórios voltados para garantir a melhor execução possível na sua instalação, remoção ou manutenção. os principais são:

Anel de lanterna

Os anéis de lanterna são utilizados para refrigerar as gaxetas e eixos. Por isso, têm alta resistência química e térmica, são simples de instalar e não desgastam os eixos.

Posicionador de gaxetas

Esse acessório de nylon é responsável por auxiliar na instalação das gaxetas convencionais. Assim, há o asseguramento completo e adequado dos anéis no sistema.

Extrator de gaxetas

Sua função é a de perfurar os anéis de gaxeta, facilitando muito a sua remoção do sistema. É fabricado em aço e pode ser encontrado em diferentes tamanhos. 

Saca-gaxeta

O saca-gaxeta é aplicado em locais de difícil acesso e consegue remover os anéis por inteiro, sem a necessidade de perfurá-los.

Cortador de gaxetas com ângulo 45º

Este acessório facilita o corte exato da gaxeta nas dimensões apropriadas para uso. Sua utilização é simplificada e auxilia na instalação das gaxetas.

Cortador portátil de gaxetas

São feitos para proporcionar um corte rápido e sem deixar nenhuma rebarba.

Conte com a Diniz para encontrar as melhores gaxetas!

Agora que você já sabe a importância inquestionável desse equipamento, deve saber onde encontrá-lo de uma empresa com qualidade e de confiança. Esse é o caso da Diniz, com mais de 50 anos no mercado. A história que temos no mercado é a garantia da qualidade que temos a oferecer. 


Por isso, saiba que você pode contar conosco. Não apenas iremos te oferecer os melhores produtos no mercado como te auxiliar na sua escolha com nossa equipe de especialistas. 


Seja bem vindo à Diniz!