Entenda tudo sobre correias industriais

Desde o seu início na Revolução Industrial, as indústrias e campos fabris vem superando os mais diversos desafios e garantindo sempre uma melhoria em sua eficiência e produtividade. Um grande desafio que perpassa os anos na indústria está relacionado à perpetuação e transmissão de movimento, muito envolvido com as correias industriais.


Pode-se dizer que a questão mecânica é uma constante desde o início das indústrias. Enquanto diversos segmentos não têm de lidar com problemas dessa natureza atualmente, outros ainda continuam investindo em novas soluções capazes de oferecer uma ótima melhoria mecânica. Assim, é possível dizer que as correias industriais acompanham a própria indústria desde o seu início.


Por conta disso, não é de se surpreender que o mercado disponibilize um amplo leque de opções em correias industriais. Das mais específicas até as genéricas, existem vários modelos pensados para cada sistema e demanda. Assim, são capazes de realizar uma impressionante melhoria na produtividade e envolver cada vez menos manutenção e correções humanas.


Por conta disso, tanto da sua importância quanto das inúmeras opções presentes no mercado, é essencial entender sobre correias industriais. Talvez a solução para um problema mecânico que te incomoda há meses seja apenas trocar a correia que você emprega em suas máquinas.


Assim, nesse texto você encontra a explicação do que são essas correias, os modelos disponíveis e como escolher o mais adequado para você. Além disso, ao final do texto falamos mais sobre a Diniz, a empresa ideal para a sua demanda. Portanto, vamos lá!


O que são e quais os tipos de correias industriais

Quando pensamos em longos sistemas industriais com diversas máquinas conectadas e interagindo entre si, é muito provável que tenham correias industriais envolvidas no processo. Isso porque a sua grande função consiste na transmissão de movimento e força entre diferentes partes de uma máquina, como engrenagens, por exemplo.


Assim, as correias industriais devem ser especialmente fortes para garantir o início ou transmissão de uma ação. É essencial que sejam capazes de resistir a danos e variações físicas, principalmente para que consigam manter seu funcionamento sem necessitar de intervenção humana durante o seu trabalho.


As correias industriais carregam diversas vantagens e é por isso que são utilizadas até os dias de hoje. Além do seu rendimento elevado (93% - 98%), também são facilmente instaladas, com baixo custo de compra, instalação e manutenção. Entretanto, é essencial assegurar que você esteja com o modelo apropriado para que conte com todos esses benefícios.


Existem diversos modelos de correias industriais presentes no mercado atualmente, cada qual com uma especificidade adequada para uma indústria. Apesar desse extenso leque de opções, é possível diferenciá-los entre três categorias: Correia plana, em V ou sincronizadora.

Correia plana

Lembra quando falamos que as correias industriais são tão antigas quanto a indústria em si? A correia plana é a primeira correia de todas. São ideias para transmissão de potência em sistemas cuja força não é muito elevada, podendo alcançar uma alta produtividade em situações adequadas.


É importante mencionar que esse modelo de correia apresenta o risco de deslocação da polia ou escorregamento em sua superfície. Por isso, o ideal é aplicá-las em polias abauladas. 

Correia em V

Também conhecida como correia trapezoidal, esse modelo está entre os mais utilizados das correias industriais. São reconhecidas por não escorregarem para fora da polia, necessitando menos paradas e menores intervenções humanas. São ótimas para tensões e potências mais elevadas. 


Além disso, é possível encontrar esse modelo nos mais diferentes materiais, como borrachas, fibras, poliamida, poliéster, aramida, entre outros.

Correia sincronizadora

Também conhecida como correia dentada, tem dentes projetados para garantir um controle exato da velocidade transmitida para as peças a partir de um motor. Também previnem o escorregamento ao contrário, demonstrando um ótimo centramento.


Deu para perceber, então, que existe muita variedade neste importante equipamento. Diferentes fabricantes de correias industriais poderão oferecer diferentes características, até mesmo realizar um projeto sob medida, quando necessário.


Agora que você já tem um noção das opções mais abrangentes no mercado, é essencial saber como escolher a melhor para você.

Correia industrial

Entre em contato conosco

Correia industrial

Escolhendo o melhor modelo entre as correias industriais

De nada adianta compreender a fundo as possibilidades de cada tipo de correia se, no final das contas, ainda não souber como escolher um modelo apropriado para as suas necessidades. Ainda que seja impossível apontar em um texto a sua melhor escolha, vamos levantar alguns pontos que irão te auxiliar. 

Conheça a sua demanda

Antes de mais nada, é essencial que você saiba exatamente como e onde as correias industriais serão aplicadas. Qual é o tipo de sistema, quais os riscos para a produtividade, quais são os problemas que você vem enfrentando, qual seu objetivo principal ao trocar de correia… Tudo isso irá te auxiliar a escolher um modelo apropriado. 

Saiba as características do sistema

Como mencionado no início do texto, cada modelo dentre as várias correias industriais terão diferenças em seu funcionamento. Normalmente, estão relacionadas a força necessária para iniciar o trabalho, potência de transmissão, estabilidade de tensão, entre outros. Saber essas características irá excluir vários modelos da sua lista.

Conte com uma fabricante de correias industriais de qualidade

Esse ponto é imprescindível por dois motivos: Produtos de excelência e profissionais especializados. Enquanto o primeiro motivo é bem óbvio, muitas pessoas esquecem do segundo. Contar com a ajuda de profissionais experientes é a melhor forma de garantir recomendações adequadas para a sua demanda, pois eles são peritos nesse assunto.


Se você busca por uma fornecedora de correias industriais como a descrita acima, deve saber mais sobre a Diniz.

Diniz, a melhor escolha em correias hidráulicas

Composta por profissionais altamente qualificados e com uma infraestrutura de distribuição ímpar, a Diniz é a melhor empresa para a sua demanda. Estamos presentes no mercado de vedação, isolação e manutenção industrial desde 1968, sempre oferecendo as melhores soluções em correias industriais e muito mais. 


Buscamos sempre nos manter atualizados em relação às inovações do mercado. Assim, podemos agregar modernidade em nossos processos e nossos clientes saberão que estão recebendo o que há de melhor quando contam com a Diniz. 

Correias industriais é com a Diniz!

Entre em contato conosco e verifique você mesmo toda a excelência que dedicamos aos nossos clientes. Estamos à sua disposição para sanar dúvidas e oferecer um orçamento. A partir de hoje, conte com a Diniz, sua nova empresa para correias industriais!


Entre em contato conosco