Saiba mais sobre juntas de expansão

Para diversas operações, dentro ou fora das indústrias, são necessários cálculos precisos e adequados a fim de garantir os resultados esperados. Em certos casos, apenas diferenças milimétricas podem atrapalhar completamente um processo em si ou a produtividade de determinada tarefa. A solução para isso encontra-se, em muitos casos, nas juntas de expansão.


Não é nenhuma novidade que as indústrias lidam com condições, ambientes e substâncias muito específicas e incomuns. É essencial garantir que, dentre os diversos processos ocorrendo dentro de um campo fabril, nenhum serviço influencie no outro. Isso inclui vibrações, elevação nas temperaturas, gases, substâncias abrasivas, e assim vai. É justamente alguns desses problemas que as juntas de expansão buscam evitar.


Não é à toa que esse equipamento é encontrado nos mais diversos segmentos, até mesmo fora de campos industriais, como na construção civil, em alguns casos. Afinal, problemas relacionados à expansão térmica ou desalinhamentos criados por vibrações indesejadas são comuns a vários segmentos.


Por isso é tão importante conhecer as juntas de expansão. Com um amplo leque de aplicações e a solução para diversos problemas, é provável que esse equipamento ou algo relacionado a ele seja a solução para algum problema da sua indústria. Quando não, pode auxiliar muito na produtividade e eficiência.


Nesse texto você encontrará o que são as juntas de expansão, quais as vantagens, aplicações e como encontrá-la com muita qualidade no mercado. Se essas são dúvidas que você costuma ter, deve continuar lendo esse texto. Vamos lá!

Entendendo a utilidade das juntas de expansão

Esse equipamento tem a importante função de absorver dilatações, desalinhamentos e vibrações em sistemas, normalmente tubulações. Dentro de todas essas questões, é muito comum encontrar um desalinhamento por conta de compressão ou expansão térmica, principalmente em peças metálicas.


Isso acontece porque quando um sistema lida com uma amplitude considerável de temperatura, os componentes começam a se contrair ou expandir com variações milimétricas. Essas variações, porém, podem ser extremamente prejudiciais aos sistemas. Por isso, as juntas de expansão garantem a redução ou compensação dessas movimentações. 


Outro caso muito importante que requer a ação das juntas de expansão é em sistemas com muitas vibrações. Essas oscilações podem causar, assim como no caso térmico, pequenos desalinhamentos nos sistemas. 


Por serem de tamanha importância e extremamente requisitadas nos mais diversos segmentos até mesmo fora da indústria, é possível encontrar diferentes modelos de juntas de expansão. Essa é uma forma de garantir especificidade de aplicações para os ramos que necessitam de ações diferenciadas.


Por isso, vamos conhecer os modelos disponíveis no mercado

Juntas para expansão

Juntas para expansão

Alternativas de juntas de expansão

Uma forma de assegurar um ótimo desempenho de qualquer equipamento que você busque adicionar na sua indústria, é garantir que você obtenha o modelo mais apropriado para a sua demanda. Por isso, é essencial compreender com bastante profundidade o funcionamento das operações antes de procurar suas juntas de expansão.


Apesar disso, uma forma de auxiliar ainda mais na escolha é conhecendo os modelos disponíveis e analisando, a partir das suas necessidades, qual seria o mais adequado. Existem três tipos de juntas de expansão:

Juntas metálicas

São ótimos modelos por resistirem a elevadas temperaturas e pressões. Além disso, são compatíveis com diversas substâncias diferentes e fluídos. São encontradas em aço inox ou aço carbono e podem ser soldadas, dependendo do modelo.

Juntas de borracha

São extremamente versáteis e podem atender as mais diversas necessidades. Contam com aros de aço inox, reforço de lona de poliéster e borda estabilizadora. Conseguem resistir a pressões elevadas e temperaturas de até 130ºC. São ótimas para reduzir os efeitos corrosivos causados por eletrólise. 

Junta não metálica

Ótimas para eliminar movimentos, principalmente em casos de vibrações, esse modelo de juntas de expansão auxilia muito na redução de perda de energia. Além disso, pode ser encontrado em fibras de vidro, tecidos de cerâmica ou, até mesmo, aramida.

As vantagens das juntas de expansão

Com tantas aplicações e de tamanha importância em diversos segmentos industriais, é claro que as juntas de expansão carregam em seu funcionamento diversas vantagens. É essencial compreender quais são para garantir uma utilização adequada e potencialização máxima dos possíveis benefícios adquiridos. 


Algo que deve ser destacado é, por incrível que pareça, uma melhoria na produtividade e eficiência dos serviços dentro da indústria. Isso porque as juntas de expansão garantem que não seja necessário nenhum esforço externo, tanto de outras máquinas para compensar o desalinhamento como dos funcionários para corrigi-lo.


Nesse caso, é possível garantir processos sem interrupções e com uma otimização eficiente dos esforços realizados pelos maquinários envolvidos nesse processo.


Além disso, garante que os sistemas mantenham as especificações desejadas. Assim, as juntas de expansão asseguram que as tubulações se mantenham nas posições e dimensões exatas para seu funcionamento apropriado. Isso, por si só, já garante uma economia financeira ao prevenir substituições ou reparos.


Com tantas vantagens, a única preocupação necessária em relação às juntas de expansão é quanto à empresa da sua escolha para suprir a sua demanda. Se você está com essa dúvida, deve conhecer a Diniz.

Diniz, a melhor escolha para juntas de expansão

A Diniz é uma empresa fundada em 1968 com o objetivo de oferecer soluções de máxima qualidade em vedação, isolamento e manutenção de equipamentos industriais. Aqui você encontra a experiência acumulada de mais de 5 décadas de história. E é por isso que somos referência em juntas de expansão. 


Em um segmento tão competitivo como esse, buscamos sempre nos manter atualizados em relação às inovações do mercado. Assim, nossos clientes sabem que estão recebendo o que há de mais moderno e atual disponível.


Por isso, entre em contato conosco e verifique você mesmo toda a excelência que temos para oferecer. Estamos à sua disposição para sanar dúvidas e oferecer um orçamento. 


Seja bem vindo à Diniz, sua nova empresa de juntas de expansão!